terça-feira, dezembro 08, 2009

Caderno Consciência e Resistência nº 8 " O Negro Século 20"

Olá a Tod@s,

A Associação Encontros anuncia que já se encontra disponível o numero oito(8) do Caderno Consciência e Resistência Negra, com o tema " O Negro Século 20".

“ Num breve apanhado de palavras utilizadas para descrever a presença na história do Homem Negro ao longo destes séculos, os termos que mais sobressaem são: “descobrimentos”, “escravatura”, “abolição”, “incivilizado e sem alma”, “colonialismo” e consequente “descolonização”.

Numa tentativa de tentar combater estes estereótipos atribuídos à presença do Homem Negro na história da humanidade, como alguém que esperou para ser descoberto, destinado a ser escravo, e por fim libertado como se de ajuda divina se tratasse, através da abolição ou da descolonização, a Associação Encontros tem tentado nos anteriores Cadernos, dar a conhecer uma nova e mais justa visão da história do homem negro no mundo.

Na última publicação, abordamos o tema dos Lugares da Resistência do homem negro em diversos locais do mundo.

Nesta nova publicação, abordamos o século XX (vinte), um século que cremos poder apelidar de O Negro Século Vinte.

Apesar da abolição da escravatura em, esta efectivamente nunca desapareceu, o homem negro apesar de livre continuava quase sem direitos e dependente. Novas leis e regulamentos foram criados, que continuavam a submeter o homem negro ao lugar de escravo , indígena e colonizado.

Resumindo, ele ganhou a liberdade, mas nem por isso mais direitos, ou melhor dizendo, o direito de ser um Ser Humano.

Colonialismo, segregação, apartheid, estatuto do indígena, são apenas alguns termos que vestiram com novas roupas o “novo escravo” do mundo moderno.

Com a viragem do século, iniciativas significativas viriam a alterar esta situação.”

Índice de temas

A luta pela Liberdade Continua 3

O Novo Negro e o Black Harlem Rennaissance 5

“Will V-Day Be Me-Day Too?” de Langston Hughes 9

Movimentos Civis Afro – americanos 11

Leis discriminatórias nos EUA (Sistema de Jim Crow) 14

Consciencialização e Poder Negro “O Poder Negro - sua necessidade e essência” de Stokely Carmichael 17

A Negritude – O Negro recusa a assimilação 26

O impacto do sistema colonial sobre os povos e territórios colonizados 32

“A Violência” por Frantz Fanon 36

Ficha Bibliográfica Encontros 42


O nosso Caderno tem o preço simbólico de 2,50 Euro. A entrega poderá ser feita pessoalmente, em lugares previamente marcados, na Cidade da Amadora ou Lisboa.
Poderá ser entregue por correio, mediante o pagamento de mais 1.30 Euros para gastos de envio (por cada Caderno). Nesta quantia encontram-se incluídos: o envelope, o selo e a gramagem da correspondência. O pagamento poderá ser feito por transferência bancária.

Caso esteja interessado em adquirir um dos nossos Cadernos, contacte-nos através desta caixa de correio electrónico associacao.encontros@gmail.com , ou para os seguintes números de telemóvel: 93 4285614 ou 96 6257323.

Os nossos agradecimentos,
Associação Encontros
associacaoencontros @ gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário