segunda-feira, maio 30, 2011

“Sociedade portuguesa é nada BELA-á-VISTA” by Mutchiry Mohamed Akzur - 1ª parte

Os anos passam, parece que nada muda nesta sociedade, regularmente sempre igual, excepto o cinismo que aparenta estimular e crescer com o estado da cidadania. Onde só muda a terminologia dos adjectivos mas não o sentido das palavras. Onde acontecem somas de injustiças e nada de justo se vê, posso até parecer desligar-me de coisas muito boas que vejo e já vi por cá, como por exemplo o €uro 2004 entre as festas dos “Santos Populares” (risos).

Mas o que me salta à VISTA e que não é BELA, é o facto de Portugal ainda hoje, se parecer com o Portugal do antigamente, com situações que já não deviam existir no ocidente deste tempo (ocidente do sonho, união, transparência, tranquilidade, acolhedor, de liberdade e paz). Mas não, a ironia não me vai consumir nesta hora, pois ainda me caiem lágrimas ao visionar inúmeras injustiças, e onde andará a justiça? Porque a que vivemos, se parece com a de ontem, protege apenas a hierarquia do estado e os grandes senhores, levando para a choça o bode expiatório que lhes apetece.

Por vezes penso, será que, com um espírito de um movimento como a ETA em Portugal por exemplo, ou o anarquismo fervendo, faria com que terminassem os abusos sucessivos destes governantes contra o povo português, que sofre cada vez mais? Portugal é pertence dos portugueses e de quem produz por Portugal (o povo). Não estarei eu a ser muito pessimista? Hum! Olhem para as autoridades policiais, revoltados com a falta de condições que lhes é dada (miséria, má qualidade de formação e de equipamentos de serviço) reflectindo-se na péssima actuação como elementos da segurança pública. Por vezes, já não asseguram os cidadãos, muito pelo contrário, agridem, oprimem, ofendem física e verbalmente, roubam, espancam e matam por frustração, e assim aumenta cada vez a onda de crimes no seio policial e um espírito de revolta nos cidadãos.

A oito, nove anos atrás existiam menos crimes, “mais” policiamento do que existe agora. Os agentes policias eram mais bem educados e em reciprocidade os cidadãos para com as autoridades de segurança pública. Existia sem dúvidas, mais condições para todos. Digam-me agora, quem falhou neste cenário? Quem são os maus nesta fita? O governo, a polícia, os cidadãos? O canhão procura sempre a carne mais próxima e frágil para fuzilar (nós os emigrantes, contribuintes, principalmente os afros e seus descendentes), pois não rompe uma muralha de aço bem sólida a terra. Sabemos nós que, por de trás de uma farda policial, militar ou de outra autoridade pública qualquer, existe um homem, haja sensibilidade e humanismo.

Parece que não, voltamos ao tempo antigo, pode parecer até um discurso angolano como aquele que musicou, “tamu sempre a subir pa tragi – Dog Murras” (em vez de caminhar-mos para frente, retrocedemos). Aqui é Portugal, onde a comunidade “Africana” migrada, levou e ainda leva por tabela a rajada de vários lados, de um lado o saber para mal reinar (políticos manipuladores) e do outro, a ignorância sócio-racial, fruto da negligência ou se não, da ingerência governamental no que diz respeito a integração sócio-cultural. Os anos se arrastam e nada muda, estamos em pleno século XXI, e nós no mesmo sítio, no processo de integração contínua como diz ou outro. Barrados de participar de forma activa na sociedade, excepto quando e onde lhes convém, ou se te tornares num preto diferente, o preto “bem integrado”.

E num ápice estamos a assistir ao “neo esclavagismo”, onde existem os capatazes (pretos de classe media alta indiferentes com o que lhe rodeia e os tais pseudo intelectuais diferentes dos outros pretos), os governantes aparecem como novos donos de escravos (patrões e empresários associados ao estado e as câmaras, no ganho de concursos públicos extraordinários e…) e os novos escravos (hoje não são apenas pretos na sua maioria, somos todos nós utentes, contribuintes explorados e dependentes da consciência dos “patrões”). Neste cenário, acontece também o contínuo desrespeito a comunidade “Africana” perante a sociedade, cujo maior impulso por vezes, é fruto da má luz de infâmia, suportada por alguns órgãos da comunicação social, mas que má alma humana, parece até não saberem da influência que têm sobre a consciência da cidadania, esta é a “BELA VISTA” do “Pretugal” em que vivemos…
- O texto continua… Brevemente a 2ª parte do texto -

Texto por: Mutchiry Mohamed Akzur
Escrito em: 27.06.2009 á 06.09.2009 (Lisboa – Portugal)

Obs: Família, tivemos um problema com a actualização deste texto… por isso não foi possível postar no dia de África como prometemos, finalmente já temos o problema solucionado e eis o texto. Como sabem este é o nosso, meu espaço blog de descompressão, longe do meu projecto artístico no blog www.pmlirical.blogspot.com, longe do espaço blog de música urbana e “negócios” que é o www.lirical-record.blogspot.com. Porém estarei um pouco ausente de novo… mas lembrem-se meus caros, podem enviar o que quiserem para hiphopexcentrico@gmail.com, que a gente divulga aqui, desde que, não seja nada que choque com os valores deste espaço livre.

by: PM aka Poderoso Mensageiro - 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário